"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso"

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PROPRIEDADE E LIBERDADE

Autor: Richard Pipes
Editora: Record
Assunto: História geral
Edição: 1ª
Ano: 2001
Páginas: 388

“Enquanto a propriedade, de certa forma, é possível sem liberdade, o contrário, por sua vez, é inconcebível” — Richard Pipes

Resenha: Richard Pipes, afirma que a propriedade é um ingrediente indispensável para o crescimento econômico de uma nação. Pipes demonstra como, ao longo da história, a propriedade serviu como barreira para o poder do Estado, permitindo ao mundo ocidental criar instituições democráticas resistentes. Pipes traça o seu desenvolvimento, começando na Grécia e Roma antigas, onde os direitos de propriedade apareceram pela primeira vez. Explica também como as noções de poder amadureceram na sociedade medieval com a grande expansão do comércio e com o crescimento das cidades.

Nesta obra, Richard Pipes mostra como a Inglaterra, sendo o primeiro país a tratar a terra como um bem material e a desenvolver um forte sistema de defesa dos direitos de propriedade, também se tornou o primeiro a instituir um governo parlamentarista capaz de limitar os poderes da realeza. Em contraponto, na Rússia, a ausência dessa relação de posse sobre um determinado bem, no caso a própria terra, impossibilitou que seus cidadãos limitassem a autoridade de seus czars.

Pipes descreve as atitudes relacionadas à propriedade no século XX nos estados totalitários e revela ainda que nos Estados Unidos a proteção ao direito à propriedade tem sido uma grande contribuição ao bem comum. Mesmo assim, ele adverte que as tendências contemporâneas relacionadas a este tema — em um século que, segundo ele, tem sido desfavorável para a instituição — tendem a abalar os direitos de cidadania.

Em PROPRIEDADE E LIBERDADE Pipes deixa claro porque acredita que a interferência excessiva do governo na questão da propriedade, mesmo quando direcionada a promover o bem comum, pode levar à redução da liberdade. Uma brilhante contribuição para o pensamento político e um trabalho essencial em um assunto de vital importância.

RICHARD PIPES
Polonês, educado nas universidades de Harvard e Cornell, Richard Pipes foi professor na Universidade de Harvard de 1950 até sua aposentadoria, em 1996. Trabalhou no Conselho Nacional de Segurança, entre 1981 e 1982, durante o governo do presidente Ronald Reagan, como diretor do Departamento de Assuntos Soviéticos e Leste Europeu. Especialista em História russa, é autor de ''História Concisa da Revolução Russa'' e ''Russia Under the Bolshevik Regime''.

Nenhum comentário: