"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso"

sexta-feira, 9 de abril de 2010

SUNSHINE – O Despertar de um Século

NOTA DO EDITOR: Este filme mostra a realidade dos regimes nazista e comunista: ambos genocidas. O primeiro terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial, mas o segundo, o comunismo, viceja entre nós, alimentado e divinizado pela massa de psicopatas traidores da pátria.


Título Original: Sunshine
Gênero: Drama
Atores: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, William Hurt, Rosemary Harris, Jennifer Ehle, Deborah Unger, James Frain, Molly Parker.
Diretor: István Szabó
País: Áustria, Canadá, Alemanha e Hungria.
Ano: 1999
Duração: 180 min.

Sinopse: O contemporâneo Ivan Sonnenschein, narra a saga de três gerações de sua família judia-húngara, de 1828 até os dias atuais misturando ficção com cenas de documentários históricos. O tataravô produzia um tônico revigorante cuja receita é um segredo de família, mas morre na explosão de seu laboratório. Emmanuel, filho dos dois camponeses judeus, donos da receita secreta, depois que o laboratório explode muda-se para Budapeste e se casa com Rose Sonnenschein, onde funda a rentável fábrica do tônico revigorante Sunshine que dá o nome ao filme. Deste casamento nascem dois filhos: Ignatz e Gustave. Rose adota sua sobrinha Valerie, a quem cria como filha. Seu filho mais velho, Ignatz, apaixona-se pela própria irmã adotiva (na realidade prima) e provoca sérias discussões em família, mas mesmo assim acaba se casando com ela. Na ânsia de subir na carreira de advogado, ele troca o sobrenome judeu por um sobrenome húngaro, Sors. Torna-se fiel defensor do império austro-húngaro e acaba tendo problemas com o irmão Gustave, um revolucionário comunista. Adam, filho de Ignatz, não liga para a política e ainda muito jovem, descobre seu talento para a esgrima e torna-se um atleta olímpico. Envolve-se em uma relação secreta com a esposa de seu irmão, István.

Com a proximidade da II Guerra, os irmãos se convertem ao catolicismo. Adam ganha medalha de ouro nas Olimpíadas, mas quando a Alemanha invade a Hungria, nem mesmo sua reputação de medalhista olímpico consegue evitar que seja cruelmente morto no campo de concentração na presença de seu filho Ivan. Ivan, revoltado com o fim trágico de seu pai, decide entrar para a política como uma forma de vingança. Ele se torna comunista na luta para derrotar o nazismo. Não é preciso dizer que se dá mal. Pessoalmente, também tem no amor a sua desgraça, e acaba sob o domínio de uma mulher, casada com um influente líder comunista do governo húngaro. As coisas só mudam quando o nosso narrador Ivan, tataraneto daqueles dois camponeses judeus, decepcionado com as promessas políticas dos comunistas de um mundo melhor, decide se arriscar, enfrentando o passado e tendo a coragem de descobrir algumas verdades sobre si mesmo.

Informações que auxiliam a compreensão do filme:

Monarquia Austro-húngara (1867 - 1918)

A Monarquia que uniu a Áustria e a Hungria foi criada em 1867, sob o comando do Imperador Franz Joseph, que governou até 1916. Durante esta época, apesar do voto ser público, menos de dez por cento da população adulta votava. Os partidos políticos só tinham representantes da classe média húngara cristã, de origem nobre.

Lentamente vários alemães de nacionalidade húngara, capitalistas e famílias judias latifundiárias receberam títulos de nobreza e os negócios da classe média começaram a se expandir, mas só em 1868 reconheceu-se a total igualdade dos cidadãos que falavam idiomas diferentes, como os judeus e alemães, garantindo-lhes seus direitos - como receberem educação em seu idioma de origem e professarem sua própria religião.

ÁRVORE GENEALÓGICA / PRIMEIRA GERAÇÃO

Emmanuel Sonnenschein 1828 - 1897 (David de Keyser)

Emmanuel é filho de dois camponeses judeus, donos da receita secreta do tônico revigorante Sunshine, que morrem quando o laboratório explode. Ele muda-se para Budapeste e se casa com Rose Sonnenschein (1838-1905 - Miriam Margolyes), onde funda a rentável fábrica Sunshine.
Rose é a mãe de Ignatz e Gustave. Ela também adota sua sobrinha Valerie, a quem cria como filha.

Ignatz Sonnenschein/Sors 1896-1930 (Ralph Fiennes)

Ignatz é o personagem desta era. Ele é o filho mais velho e preferido de Emmanuel e Rose, que troca de nome para se tornar juiz. Sua extrema fidelidade ao poder e à carreira sacodem o seu casamento, pois ele se rende ao círculo que governa o país. Já seu irmão Gustave é seu rival na política: um comunista militante e fervoroso.

Gustave Sonnenschein/Sors jovem 1872-1952 (James Frain)

Gustave, irmão mais novo de Ignatz, é uma figura impetuosa e revolucionária. Ele realmente acredita, como muitos de sua geração na Europa, que o comunismo criará um mundo melhor. É a tragédia de Gustave que atesta o fracasso desse sonho.

Valerie Sonnenschein/Sors jovem 1872-1962 (Jennifer Ehle)

A apaixonada Valerie Sonnenschein sobrevive às três gerações do filme; é o único membro da família que consegue se manter fiel ao que sente. O diretor define seu personagem como o 'herói silencioso do filme". Jennifer Ehle interpreta o papel de Valerie jovem, enquanto sua mãe, Rosemary Harris, vive a personagem na fase mais velha.

Primeira Guerra Mundial (1914-1919) e o Regime de Horthy (1920-1944)

Depois da derrota na Primeira Guerra Mundial, a Monarquia Austro-húngara entra em colapso e novos estados surgem em seu lugar. Em março de 1919, a República do Conselho Comunista assume o poder por apenas 133 dias. Depois de um ataque cristão avassalador, o governo comunista foge e é substituído pelo novo governo do Almirante Miklos Horthy (1920-1944).

Em 1920, um acordo de paz realizado pelos franceses, norte-americanos e ingleses, divide dois terços da Hungria entre seus países vizinhos. Porém, o Almirante Horthy não está disposto a abrir mão de seu país. Ele estabelece contatos com a Itália e a Alemanha, e com o crescente apoio destes países permite a introdução gradual de duras políticas sociais. Começam a surgir medidas anti-semitas que impedem que os judeus exerçam algumas profissões e que impedem casamentos mistos.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

A aliança entre a Hungria e Alemanha se estabeleceu antes da explosão da Segunda Guerra Mundial. O Almirante Horthy entra na guerra contra a União Soviética em 27 de junho de 1941 pensando que, com a Alemanha ao seu lado, conseguiria recuperar territórios perdidos para outros países, mas, junto com seus aliados, a Hungria sofre uma derrota esmagadora no início de 1943.

A Hungria se transforma num campo de batalha da guerra. O novo governo pratica atos de cortesia para com o Ocidente, mas esta política de jogo duplo fracassa e provoca a invasão da Hungria pela Alemanha em março de 1944. Depois do Almirante Horthy ter sido deportado para a Alemanha, o partido Arrow-Cross assume o poder, adotando um governo sangrento.

ÁRVORE GENEALÓGICA / SEGUNDA GERAÇÃO

Adam Sors 1902-1944 (Ralph Fiennes)

Filho mais novo de Ignatz e Valerie, é o esgrimista, que, para escapar dos nazistas converte-se ao catolicismo, ocasião em que conhece Hannah Sors 1906-1944 (Molly Parker) e se casa com ela. Apesar de ter ganhado a Medalha de Ouro na Olimpíada e ser alheio à política, Adam não consegue escapar dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Adam Sors é a grande vítima desta era sendo cruelmente torturado e assassinado num campo de concentração na presença do seu filho. Seu filho, Ivan Sors promete vingá-lo.

István Sors 1900-1944 (Mark Strong)

É o irmão mais velho de Adam, um médico feliz, que desempenha um papel secundário diante dos talentos e desejos de seu irmão. Ele se casa com Greta Sors 1910-1944 (Rachel Weisz), a única da família que quer deixar a Hungria, pois enxerga que, com a dominação alemã eles deixarão de ser húngaros e passarão a ser apenas judeus.

Regime Soviético (1945-1989)

A ocupação da Hungria pelos alemães e o terror imposto pelo partido húngaro Arrow-Cross terminam no início de abril de 1945, mas são logo seguidos pela invasão soviética. O Partido Comunista ganha as eleições em 1947. A fusão do Partido Comunista Húngaro e o Partido Social democrata realiza-se em junho de 1948, sob o nome de Partido Trabalhista Húngaro, e todos os outros partidos desaparecem.

Revolução Anticomunista (1956) e o fim da ditadura 'branda'

Um levante público espontâneo, exigindo uma transformação democrática na política interna húngara, provoca a famosa Revolução Húngara de 1956. Em 23 de outubro de 1956, o povo húngaro e as forças armadas se enfrentam. Isto leva à sangrenta batalha de 4 de novembro, quando tanques soviéticos invadem as ruas de Budapeste e retomam o país. Apesar dos húngaros terem perdido a revolução, aqui começa o enfraquecimento do movimento comunista em escala mundial.

Depois da revolução o regime comunista na Hungria se tornou mais moderado. A Hungria era chamada de “o quartel mais alegre do acampamento socialista”. Um dos poucos países sob o jugo soviético cujo povo podia obter um passaporte para o Ocidente.

ÁRVORE GENEALÓGICA / TERCEIRA GERAÇÃO

Ivan Sors 1927 - até o presente (Ralph Fiennes)

Ivan (não confundir com seu tio, István) é o único filho de Adam e Hannah e é um dos poucos membros da família a sobreviver ao Holocausto. Ele sai da guerra obcecado em lutar pelo comunismo e vingar-se dos nazistas. Isto até conhecer os excessos totalitários do regime vermelho comandado pela Rússia. Num doloroso processo de seus crimes, Ivan participa da revolução anticomunista e torna-se um símbolo dos novos tempos. Finalmente, aprende a enfrentar o passado e buscar a liberdade que poucos membros de sua família tiveram. Ivan Sors é a personagem desta era e da seguinte, quando a democracia torna-se uma realidade.

Democracia (1989 - até hoje)

Em 1988, a Hungria conseguiu o que o povo aguardou por quase 50 anos, uma democracia multipartidarista de fato.

SOBRE O ELENCO

Ralph Fiennes interpreta três gerações de personagens - o avô Ignatz, o filho Adam e o neto Ivan.

Rosemary Harris faz o papel de Valerie na segunda e na terceira fase do filme.

Greta é a personagem de Rachel Weisz - a mulher apaixonada pelo irmão de seu marido, na segunda fase.

A Valerie da primeira fase do filme é o papel da atriz Jennifer Ehle. Filha de Rosemary Harris.
William Hurt interpreta o policial comunista Andor Knorr.

A esposa de Adam Sors, Hannah, é feita por Molly Parker.

Deborah Kara Unger faz o papel da Major Carole Kovacs.

Na primeira fase de Sunshine - O Despertar de Um Século, o papel de Gustave é de James Frain.
O Gustave da terceira fase do filme é interpretado por John Neville.

A matriarca da família, Rose Sonnenschein, é o papel de Miriam Margolyes na primeira fase do filme.

David de Keyser interpreta Emmanuel Sonnenschein que é o tataravô de todos.

O inglês Mark Strong interpreta István, o irmão de Adam Sors na segunda fase do filme.